Forestier Vinhos & Espumantes Selo Maison Forestier 1750

Confira Nossas Notícias < voltar

15
jan
2014

Gran Legado Brut Rosé conquista Grande Medalha de Ouro no maior concurso da América Latina

Distinção alcançada no Vinandino 2013 comprova vocação da vinícola para espumantes

Esta não é a primeira vez que um espumante que carrega a marca Gran Legado é reconhecido com louvor no exterior. Desta vez o rótulo em destaque é o Gran Legado Espumante Brut Rosé, que arrematou a única Grande Medalha de Ouro entre produtos brasileiros no Vinandino 2013, realizado entre os dias 10 e 16 de novembro nas cidades de San Juan e Mendoza, na Argentina. O mérito também coube ao Gran Legado Espumante Moscatel que conquistou Medalha de Prata.

Considerado o maior concurso da América Latina em número de amostras, o Vinandino é patrocinado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE). A edição reuniu 750 amostras do Brasil, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Argentina, Estados Unidos, Romênia, República Tcheca, Itália, Alemanha, França, Eslovênia, Hungria, Nova Zelândia e Austrália. O concurso iniciou no Hotel Viñas del Sol, em San Juan, com a avaliação de 150 amostras. No dia 13, mudou-se para Mendoza, no Hotel Intercontinental, onde foram degustadas as 600 amostras restantes.

A distinção reforça a vocação da vinícola na elaboração de espumantes. Com apenas quatro anos no mercado e somando mais de 20 prêmios no Brasil e no exterior, a Gran Legado também exibe o primeiro Ouro do Brasil no Wine Challenge em Londres para o Espumante Brut Champenoise, prêmio inédito para o país.

OS ESPUMANTES
Há pouco mais de um ano no mercado o Gran Legado Espumante Brut Rosé já provou sua superioridade. Apresentando a peculiaridade da uva Pinotage com a suavidade da Merlot, o produto traduz a sofisticação dos espumantes Gran Legado, uma especialidade da vinícola instalada no Vale dos Vinhedos. Elaborado pelo método Charmat, o espumante é fruto de um corte que exprime o equilíbrio, a leveza e o frescor da bebida com estilo sofisticado e ao mesmo tempo descontraído. Brilhante e com uma cor rosa salmão pouco intensa, destaca perlage (borbulhas) fina e persistente. No nariz, apresenta intensidade média, com aromas de frutos vermelhos como morango, cereja e framboesa e sutis notas de fermentação. Um ataque de boca equilibrado, de média intensidade, com uma acidez que lhe confere frescor e evolução agradável por longo tempo.

O Gran Legado Espumante Moscatel, eleito no ano passado o espumante brasileiro número um entre brut e demi-sec de todo o mundo na SIAL China Best Buy, também teve seu momento de glória ao conquistar Medalha de Prata no Vinandino 2013, ampliando seu ranking internacional. O produto, que já ganhou prêmios na Espanha, França e Inglaterra, apresenta coloração amarelo esverdeado com reflexos cristalinos. No aroma é intenso, com notas de flores, frutos tropicais e mel. No paladar apresenta-se potente, com doçura intensa e equilibrada com uma acidez refrescante. Final de boca aveludado retomando as notas frutadas do nariz. Delicadas borbulhas. Elaborado a partir das variedades Moscato Giallo e Malvasia, o espumante é resultado de fermentação parcial do mosto de uvas brancas aromáticas em auto-claves, preservando o gás carbônico gerado e mantendo um residual de açúcar elevado. Após estabilização e filtração do espumante ocorre o envase, vedação e rotulagem.

Compartilhe: